Publicidade


Notícias


Pesquise


Prefeituras de Garopaba e Paulo Lopes entregam novos uniformes para profissionais do Samu   Geral

Prefeituras de Garopaba e Paulo Lopes entregam novos uniformes para profissionais do Samu

por Administrador 05-01-2018 há 6 mêses 563

  • Tweet

Publicidade

As prefeituras de Garopaba e Paulo Lopes realizaram, na tarde desta terça-feira (02), a entrega de novos uniformes para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) que atendem os dois municípios.

Durante o momento, o prefeito Sergio Cunha, disse aos membros da equipe o quanto o uniforme é respeitado e a admiração que as pessoas do município têm pelo trabalho prestado.

“Nosso objetivo é oferecer todo suporte necessário para que os profissionais consigam desempenhar sua função com eficiência. Sentimos a necessidade de renovar os uniformes, pois além de preparados os profissionais precisam estar devidamente equipados”, enfatizou Cunha.

"A Base do SAMU em Garopaba, também atende a Paulo Lopes. 
Sabemos da importância do serviço prestado e entendemos que os profissionais precisam ser valorizados, pensando assim adquirimos uniformes novos para toda a equipe", explicou Jucinei de Souza, prefeito em exercício de Paulo Lopes, município responsável pela compra dos uniformes.

 “O SAMU é um serviço de grande utilidade dentro da rede de saúde e a qualificação é essencial para a qualidade na prestação de serviços aos cidadãos”, comentou a secretária de Saúde de Garopaba, Tatiane Ávila Pacheco.

O que é o SAMU - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar à sofrimento, sequelas ou mesmo à morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

Como funciona - O atendimento do SAMU inicia a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, que funciona 24 horas, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização.

Em seguida, as chamadas são encaminhadas ao Médico Regulador, que fica na central em Florianópolis. “Por isso que, ao ligar para o 192 aqui de nosso município, a ligação cai em Florianópolis, que presta orientações às vítimas e aciona a ambulância quando necessário”, explica o coordenador do SAMU em Garopaba, completando: “Em Garopaba temos uma viatura, a unidade de suporte básico. Para o atendimento à vítima essa viatura se desloca com dois profissionais (um técnico de enfermagem e um condutor socorrista), que são regulados durante todo o trajeto pelo Médico Regulador”.

Quando chamar - O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipe que reúne médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. A composição da equipe depende da necessidade e da unidade disponível no local.

As ocorrências atendidas são: problemas cardio-respiratórios; intoxicação exógena; queimaduras graves; maus tratos; trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto; tentativas de suicídio; crises hipertensivas; acidentes/traumas com vítimas; afogamentos; choque elétrico; e acidentes com produtos perigosos.

Localização - O Samu fica SC 434 Km 10 Areias de Palhocinha.

    Palavras-chave
  • Garopaba
  • Paulo Lopes
  • Samu
  • uniformes
  • Sergio Cunha
  • Tatiane Ávila Pacheco
  • Jucinei de Souza
  • Nadir
  • entrega
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil