Publicidade


Notícias


Pesquise


Pescadores da região alertam surfistas sobre a pesca da tainha Geral

Pescadores da região alertam surfistas sobre a pesca da tainha

por Redação 10-05-2017 há 1 ano 469

  • Tweet

Publicidade

Os surfistas de todo o litoral catarinense estão sendo alertados para respeitar a cultura da pesca artesanal. Na Prainha, no Farol de Santa Marta, placas foram fixadas na areia, ao lado das embarcações, que estão na espera da aproximação das tainhas. Os surfistas e os jet-skis podem afugentar os cardumes de peixe e prejudicar a pesca.

O pescador Adinho mantém a tradição. “A pesca de cerco da tainha é uma atividade que já acontece há muitas gerações no Farol de Santa Marta e deve ser respeitada, tanto pela manutenção da cultura da pesca artesanal na comunidade, quanto pelo sustento de diversas famílias pesqueiras da região”, explica. Caso as embarcações estejam na praia ou no mar, os surfistas não devem entrar na água.



A temporada de pesca artesanal da tainha começou neste ano, 15 dias mais cedo em Santa Catarina.

A Federação Catarinense de Surfe acrescenta que é aconselhável que os surfistas sempre observem se há algum grupo de pescadores procedendo com o cerco. Caso aconteça, não devem entrar na água. Perguntar aos pescadores locais sobre como funciona as regras do surf no local durante a temporada de pesca é importante. O acordo firmado determina que os pescadores também tenham consideração com os surfistas em liberar o surf quando não tem peixe, ou no caso das embarcações ficarem impossibilitadas de entrarem na água.

Em outras praias de Laguna, a pesca artesanal com rede, sem o uso do barco, está sendo sinalizada com bandeiras alaranjadas ou “calhões”. A medida, lei municipal 1.889, serve para alertar surfistas e banhistas, autoria do vereador Peterson Crippa.


    Palavras-chave
  • tainha
  • farol
  • santa marta
  • imbituba
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil