Para comemorar os 56 anos da emancipação de Garopaba, a prefeitura da cidade vai realizar um grande evento de aniversário do município, na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (19), a partir das 20h.
A solenidade vai contar com a apresentação do Coral Unisul, lançamento do Hino do município e do livro "Garopaba", do professor João Pacheco; entrega do prêmio "Professores do Brasil" e uma apresentação Cultural da Escola Municipal do Pinguirito, além do tradicional corte do bolo de aniversário da cidade.
"Contamos com a presença da população garopabense para este momento muito importante da história de nossa cidade, a nossa querida Garopaba", convida o prefeito, Sérgio Cunha, que declarou Ponto Facultativo na cidade em virtude do Dia do Município.
História de Garopaba
A História de Garopaba inicia-se no descobrimento do Brasil. Pois no ano de 1525 a “Baia de Garopaba” serviu como abrigo à expedição naval da Cidade de Corunã, que a utilizou para fugir de um temporal.
Em Garopaba, vivia o índio Carijó, da tribo Guaranis. Homem simples e de caráter pacífico. Alimentava-se da caça, da pesca e dos produtos naturais da terra, como a farinha de mandioca, utilizada até os dias de hoje.
O primeiro povoado só surgiu em 1666, formado de imigrantes açorianos. Foram os tupi-guaranis os primeiros habitantes de Garopaba; que deram o nome à cidade. Este nome vem grafado – gahopapaba – na carta Turin, em 1523, ou assim: ygá, upaba, guarupeba, que significa a enseada de barcos , do descanso ou ainda o lugar abençoado. A verdadeira definição está no Guarani, a língua local: ygá, ygara, ygarata; significa arco, embarcação, canoa – mpaba paba é estância, lugar, no caso, enseada.
Os açorianos desembarcaram em Garopaba enviados pelo Império Português, procedentes a maioria da 3ª Ilha dos Açores. Em 1793, foi criada a Armação de São Joaquim de Garopaba. No ano de 1830 é levada à Freguesia. A Paróquia foi criada por decreto do Governo Imperial, porém sua instalação oficial ocorreu no ano de 1846.
Em 1890, com trabalho de mobilização da Freguesia, Garopaba é elevada a Vila, com decreto do Governador Lauro Muller. No dia 08 de Abril do mesmo ano, o Governador nomeia os membros do Conselho da Intendência que dirigira o Município. A instalação só ocorreu no dia 07 de Junho de 1890. A guarda Municipal foi criada em 1896.
Em Outubro de 1906, Garopaba passou a fazer parte da Comarca de Palhoça. Em 1923, perdeu a condição de Município, passando a integrar o Município de Imbituba, pertencendo à Comarca de Laguna. Em 1930 Garopaba passa à Distrito de Palhoça. No ano de 1961, volta a condição de Município, sendo fundada, em 19 de Dezembro de 1961, através da Lei nº 798/61.
-
Palavras-chave
- Garopaba
- aniversário
- história
- emancipação
- 56
- Sérgio Cunha
- prefeitura
- câmara
- facultativo
- solenidade
- bolo
- enseada
- barcos
- João Pacheco
- Palhoça
- Imbituba
- Laguna
-
- Tweet