Publicidade


Notícias


Pesquise


Governo do Estado lança maior Operação Veraneio da história, nesta segunda-feira (18) Segurança

Governo do Estado lança maior Operação Veraneio da história, nesta segunda-feira (18)

por Administrador 18-12-2017 há 4 mêses 490

  • Tweet

Publicidade

O Governo do Estado e a Secretaria da Segurança Pública (SSP) promovem nesta segunda-feira, 18, a cerimônia oficial do lançamento e da abertura da Operação Veraneio edição 2017-2018. O ato será no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, no Bairro da Trindade, em Florianópolis, a partir das 15h, com a presença do governador Raimundo Colombo. 

Trata-se da maior operação integrada de segurança pública do Estado, para a qual serão engajadas todas as forças de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias e Detran. 

Serão 78 dias de operação, abrangendo 61 municípios, sendo 29 municípios balneários e 32 municípios com características turísticas como estâncias hidrominerais, fronteiras, entre outros. Como nos anos anteriores, a operação veraneio será dividida em três etapas para facilitar o deslocamento do efetivo policial que irá atuar como apoio nas cidades sedes da operação. 

A SSP projeta recursos superior a R$ 33 milhões, valores utilizados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, etapa alimentação e pagamento dos guarda-vidas civis. Este acréscimo está relacionado ao reforço de agentes de segurança nesta temporada com a conclusão dos cursos de formação. Este efetivo será remanejado como reforço no policiamento nas cidades que receberão a operação.


Ações

A OV inicia com ações que abrangem mais de 455 quilômetros monitorados de um total de 561 quilômetros de extensão divididos em 163 praias, 29 balneários e 26 estâncias hidrominerais com 405 postos de guarda-vidas. A OV 2017/2018 movimentou 10.545 profissionais, entre policiais militares e civis, bombeiros militares e técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP), atuando no Litoral e Interior do estado. 

A Polícia Militar irá atuar em 146 praias, localizadas em 52 municípios, e em 26 estâncias hidrominerais. Na Operação Veraneio 2016/2017 a Polícia Militar atendeu a 112.709 ocorrências. O efetivo a ser empregado será de 5.077 policiais, sendo 3.970 efetivo orgânico, ou seja, da própria Região, e 1.107 reforço policial.

No Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) a mobilização alcançará 35 cidades, totalizando a cobertura de guarda-vidas militares e civis em 159 praias e balneários nas diferentes regiões de Santa Catarina.

Serão 326 quilômetros de áreas protegidas para banho, sendo 405 postos de salvamento, 19 lanchas, 32 motonáuticas, 31 quadriciclos, 2 helicópteros e 2 aviões.

O período de cobertura da Operação Veraneio envolve três momentos diferentes, divididos de acordo com o movimento de pessoas nas áreas monitoradas:

- Pré-temporada: que iniciou em 5 de outubro.
- Alta Temporada: de 15 de dezembro de 2017 até 4 de março de 2018, com o maior reforço de pessoal, por todos os órgãos da Segurança Pública.
- Pós-temporada: 5 de março até 15 de abril de 2018

O comandante-geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, explica que a corporação trabalha no monitoramento, orientação e salvamentos aquáticos, realizados em praias e balneários. Para isso, há um reforço nesses locais com efetivo próprio e com guarda-vidas civis (voluntários que são treinados e atuam temporariamente para execução das atividades, recebendo ajuda de custo). A previsão é de que nesta temporada atuem temporariamente em Santa Catarina cerca de 1.500 guarda-vidas civis e que sejam movimentados outros 200 Bombeiros Militares, para cumprimento das escalas em praias e balneários.

Policiais argentinos participarão da operação

Como destaque especial a edição da OV deste ano terá a participação de policiais argentinos, decorrentes da assinatura do Protocolo de Cooperação na área da Segurança Pública entre Santa Catarina e a Província de Missiones, os quais irão auxiliar no atendimento dos 1,5 milhões de turistas argentinos previstos.

Outra novidade é que o público terá um conjunto de informações para atendimento aos turistas, disponíveis nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, o qual estará disponível para acesso no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado: www.ssp.sc.gov.br 

Na Polícia Civil, serão mobilizados policiais convocados e lotados, que atuarão em 36 municípios, entre cidades litorâneas e de águas termais. Destas, 26 terão reforço policial. O Serviço Aeropolicial da Polícia Civil também estará mobilizado. Os policiais recentemente formados irão reforçar o Litoral.

O delegado-geral da Polícia Civil, Artur Nitz, lembrou que também haverá o constante apoio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), das delegacias especializadas, da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. Haverá reforço policial nas Delegacias de Atendimento ao Turista do Aeroporto Hercílio Luz e na Rodoviária Rita Maria.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba a ideia é repetir o sucesso da operação anterior. “Tudo isso se deve à união das forças e ao reforço que recebemos na Operação Veraneio”, disse.

    Palavras-chave
  • Operação Veraneio 2018
  • Santa Catarina
  • polícia
  • bombeiros
  • Segurança Pública
  • IGP
  • Detran
  • Civil
  • Militar
  • SSP
  • praias
  • estradas
  • criminalidade
  • força-tarefa
  • policiais argentinos
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil