Publicidade


Notícias


Pesquise


Time de futebol americano realiza treino aberto neste sábado para interessados em praticar o esporte Esportes

Time de futebol americano realiza treino aberto neste sábado para interessados em praticar o esporte

por Administrador 16-12-2017 há 1 ano 1328

  • Tweet

Publicidade

Um projeto para a formação de um time futebol americano na Capital da Baleia Franca terá, neste sábado (16), uma etapa importante para o fortalecimento do recém-fundado Imbituba Pirates Football . A partir das 15h, será realizado, no Estádio Emília Mendes Rodrigues, no bairro Vila Nova, um grande treino aberto para quem tiver interesse em iniciar a prática do “football”, este fascinante esporte extremamente popular nos Estados Unidos.

Já com ligas próprias estabelecidas no país, o football a cada dia ganha mais espaço nos gramados brasileiros e já possui. De acordo com um dos idealizadores do projeto, Marvin Abreu, que praticava o esporte em Tubarão, o clube foi fundado neste ano e conta por enquanto com uma equipe masculina. 

“Resolvi criar um time aqui Imbituba, onde moro, pois muitos amigos queriam jogar e não tinham como se locomover. No começo, éramos 10 interessados e hoje já contamos com mais de 30 atletas entre 15 e 40  anos. Nosso principal objetivo é criar um time feminino e uma categoria de base,  e já temos interessados. Mas praticamos todos os sábados e o time é aberto a todas as pessoas”, explica Abreu.

“Não é necessário conhecer o esporte para praticar, quem quiser participar é só ir com roupa de atividade física, no caso, calção e camiseta e tênis ou chuteira, que sobre o resto nós informamos no treino. Todas as atividades do time são sem fins lucrativos, com objetivo apenas de ensinar e divulgar o futebol americano”, enfatiza.


Nos EUA, desde os anos 1990 o football passou o baseball como o esporte mais popular da nação. A liga profissional, a National Football League (NFL), que tem 32 equipes, tem seu jogo do título, o Super Bowl, uma audiência anual de quase metade dos lares com TV americanos, e é também emitido para 150 outros países em cerca de 30 idiomas diferentes. As quinze maiores audiências da história da televisão americana foram em jogos de Super Bowl.

No Brasil, é um dos esportes que mais cresceu em popularidade nos últimos anos devido a sua prática e às transmissões dos jogos da NFL, desde a temporada de 19922, pelo canal de TV por assinatura ESPN Brasil. O esporte é gerido no país pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), reconhecida pela Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF). 


Ligas e campeonatos no Brasil

Criado e co-organizado pela Associação de Futebol Americano do Brasil (AFAB), atual Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), o Campeonato Brasileiro possui duas divisões: O Brasil Futebol Americano, divisão principal, e a Liga Nacional de Futebol Americano, divisão de acesso.

Este ano, o Brasil Futebol Americano (BFA) teve 30 times divididos em quatro conferências e, com total de 95 partidas, teve o Cruzeiro (MG) como o grande campeão, derrotando o João Pessoa (PB) na final. 
As conferências foram definidas por critério geográfico: Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, a região Norte deve entrar no torneio nos próximos anos. O modelo de disputa de cada uma delas varia de acordo com o número de equipes presentes. 


Conferência Sul

Times: Timbó Rex, São José Istepôs, Coritiba Crocodiles, Paraná HP, Curitiba Brown Spiders, Juventude FA, Santa Maria Soldiers


Conferência Sudeste

Times: Flamengo Futebol Americano, Vasco da Gama Patriotas, Santos Tsunami, Corinthians Steamrollers, Sada Cruzeiro, Lusa Lions, Vila Velha Tritões, Botafogo Reptiles, Minas Locomotiva, São Paulo Storm


Conferência Centro Oeste

Times: Cuiabá Arsenal, Sinop Coyotes, Brasília Tubarões, Goiânia Rednecks e Campo Grande Predadores


Conferência Nordeste

Times: Ceará Caçadores, América-RN Bulls, Mossoró Petroleiros, Tropa Campina, João Pessoa Espectros, Recife Mariners, Recife Pirates e Vitória FA

Transmissão televisiva no Brasil

A primeira transmissão televisiva do futebol americano no Brasil e na América do Sul foi em 1969 pela extinta TV Tupi. Essas transmissões não eram ao vivo, o canal recebia a gravação dos jogos da NFL da emissora norte-americana CBS.

As transmissões eram narradas por Walter Silva. Logo na primeira ele pediu ajuda aos telespectadores que conheciam do esporte, na outra semana os jogos já estavam sendo comentados pelo norte-americano Thomas Noonan.

Após isso o esporte só iria voltar a ter transmissões na década de 1980 na Rede Bandeirantes. Os jogos da NFL foram transmitidos ao vivo entre 1994 a 1998 e narrados pelo Luciano do Valle, pioneiro também pelas transmissões dos jogos de basquetebol da National Basketball Association (NBA) e das corridas da Fórmula Indy.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Pirates
  • football
  • futebol americano
  • Emília Rodrigues
  • treino
  • formação
  • peneirão
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil