Publicidade


Notícias


Pesquise


2ª edição do Feira na Praça é marcada por diversidade e cultura afro, com dança, artesanato, teatro, livros, poesia e muita música Cultura

2ª edição do Feira na Praça é marcada por diversidade e cultura afro, com dança, artesanato, teatro, livros, poesia e muita música

por Administrador 29-11-2017 há 1 mês 391

  • Tweet

Publicidade

Em um dia marcado por muito artesanato, dança, teatro, livros, poesia e muita música, o Feira na Praça teve sua segunda edição realizada neste domingo (26), na Praça Henrique Lage, no centro de Imbituba. 

Centenas de pessoas optaram por passar um domingão inteiro vivenciando cultura na Praça, onde também foi celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, com diversas apresentações de artistas afrodescendentes e uma deliciosa feijoada, prato típico brasileiro, instituído pelos escravos negros nas antigas senzalas. 

Viabilizado através do Funcultural, convênio com a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, o projeto é idealizado e gerido pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte, através da Diretoria de Cultura e teve sua primeira edição no dia 12 de novembro, na praça da Nova Brasília, onde também reuniu centenas de moradores da região Oeste do município.

Quem esteve na Praça Henrique Lage, no domingo, curtiu várias atrações de dança, teatro e música, apreciou a feijoada e viu os artistas afrodescendentes fazerem o palco vibrar com a Escola de Capoeira Cordão de Ouro, o Grupo Black Samba, Catra e Pavão e Igor do Canto Perfeito. 


O músico pernambucano, Zeh Rocha, também expôs a cultura brasileira e as apresentações das crianças da comunidade de Ibiraquera, com o tradicional Boi de Mamão da Escola Justina, marcaram também a forte cultura açoriana da cidade. 

 Os Poetas Pi de Freitas e Odair Ribeiro declamaram poesias e comercializaram as suas obras. Nas tendas, artesãos com suas criatividades encheram os olhos de quem esteve no local, com diversidade e inúmeras técnicas artesanais, foram comercializados: cerveja artesanal genuinamente imbitubense, pães especiais, luminárias rústicas, brinquedos, peças de decoração e arte. Houve também troca-troca de livros promovidos pela Biblioteca Pública Municipal.


Segundo o diretor de Cultura, Paulo Armando, o objetivo é levar a cultura para todos, tornando a feira regular, com edições mensais durante todo o ano. "A Prefeitura trabalha para que a ideia se consolide e fortaleça a cultura nas comunidades da cidade, proporcione a integração de artistas de todos os setores incentivando a transformação social em prol do lazer, entretenimento, valoração do indivíduo, e da geração de renda, pelo acesso e a integração da população", explica.

 Paulo aponta que a diversidade cultural da cidade deve partir da manifestação e da integração das pessoas, para que as diversas artes elevem o senso crítico, promovendo o desenvolvimento intelectual dos cidadãos. “Apoiar os artesãos e os artistas de Imbituba é comprometimento da Diretoria de Cultura, marcado com a diretriz de elevar o tema 'cultura' para todos”, salienta.

Poeta Pi de Freitas declama sua poesia acompanhado do músico pernambucano radicado em Imbituba, Zeh Rocha
    Palavras-chave
  • Imbituba
  • cultura
  • Feira na Praça
  • feira
  • praça
  • artesanato
  • música
  • Consciência Negra
  • artesãos
  • dança
  • poesia
  • livros
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil