Publicidade


Notícias


Pesquise


“Pranchas voadoras”: vem aí a 1ª competição nacional de ‘SUP foil surfing’  da história, e será nas ondas de Imbituba Esportes

“Pranchas voadoras”: vem aí a 1ª competição nacional de ‘SUP foil surfing’ da história, e será nas ondas de Imbituba

por Administrador 09-11-2017 há 11 mêses 3414

  • Tweet

Publicidade

O tradicional festival de esportes aquáticos Ibiraquera Wave Contest este ano será o anfitrião de uma das primeiras competições na história de ‘SUP foil Surf’ (surfe de stand-up paddle com foil).

A modalidade radical, que vem conquistando adeptos em todo o mundo, alia surfe com "pranchas de SUP (stand-up paddle)" - na tradução: pranchas de ficar em pé com remo - adaptadas com o ‘foil’, uma ferramenta que levanta a prancha para fora da água. 

A 23ª competição anual , que atrai milhares de pessoas entre competidores, turistas e moradores da região, será realizada de 22 a 26 de novembro, na Barra de Ibiraquera, em Imbituba, e vai hospeda atletas SUP de classe mundial de todo o Brasil. 

O evento apresenta diferentes modalidades aquáticas em que o competidor fica em pé nas pranchas, como windsurf, kitesurf e paddle standup, e será o estágio final do circuito de surfe SUP de Brasil 2017. 

Porém, de todas as atrações oferecidas, uma está atraindo atenção de todos: a divisão de ‘SUP foil surfing’, que provavelmente será a primeira competição nacional desta categoria no mundo.

Confira um vídeo que mostra SUP foil surfustas em ação:

Organizada pela Confederação Brasileira de Paddle Standup (CBSUP), a competição irá contar com a presença de atletas como campeão do mundo SUP Surf 2012 Leco Sazalar. Todas as informações sobre a competição, bem como regras gerais e transmissão ao vivo estão no site dos eventos oficiais: ibiraquerawavecontest.com.br


Saiba mais sobre os "surfistas com remo em pranchas voadoras"

O SUP foil surfing é um esporte que cresceu significativamente desde 2016, primeiro conduzido por um grupo de atletas havaianos como Kai Lenny, Connor Baxter e Austin Kalama, e depois conquistando outros “picos” do planeta
No Brasil, o esporte ganhou popularidade rapidamente em estados como Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e aqui em Santa Catarina.

O havaiano Finn Spencer foi a primeira pessoa a usar um SUP foil em uma corrida oficial de downwind, em maio, na Bluesmiths Paddle Imua, na ilha de Maui. Ele passou boa parte da prova na liderança e terminou na quinta colocação. Um detalhe: Finn tem apenas 13 anos e competia com veteranos da categoria.

Além do talento óbvio do jovem, que é vizinho do ‘waterman’ Kai Lenny, boa parte da performance foi atribuída ao uso do foil, a ferramenta que levanta a prancha para fora da água, dando a impressão a quem vê que a prancha estaria “voando”. Apesar do foilboard ter sido inventado há algum tempo, a versão para stand-up paddle apareceu apenas no ano passado. Kai Lenny, inclusive, foi um dos primeiros a testar, e decretou que a nova prancha seria “o futuro do downwind” (é ele na foto de capa da matéria).

“Não há muita resistência da água, então você pode muito bem passar por cima das ondulações e apenas continuar pulando para as próximas”, disse Finn, em uma entrevista após a prova. Há outras duas modalidades em que o uso da ferramenta tem se popularizado: o kite foil e o wind foil. A possível dominância do SUP foil no downwind ajudaria a popularizar ainda mais.

Com informações sobre o ‘SUP foil surf’ extraídas do site da  Revista Trip - revistatrip.uol.com.br


    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Ibiraquera Wave Contest
  • SUP
  • SUP foil Surf
  • windsurf
  • kitesurf
  • Stand-up paddle
  • Leco Sazalar
  • waves
  • foil
  • Barra de Ibiraquera
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil